Gestão

Itabira/MG

Uma moeda social e uma crença: a mineração sustentável é possível

A criação de uma moeda social eletrônica destinada a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza atende quase 4 mil famílias, que recebem uma renda mensal da Prefeitura de Itabira. O valor só pode ser usado no comércio local, contam os gestores.

Qual é a principal bandeira da gestão municipal?

A principal bandeira é a construção de uma cidade mineradora sustentável, com economia diversificada e independente da mineração.

Se você pudesse escolher e explicar uma ação da prefeitura que simboliza a boa gestão reconhecida pelos indicadores, qual seria?

Itabira é uma das cidades que mais arrecada em Minas Gerais, mas com uma desigualdade social latente. Nesse sentido, uma das principais ações da atual gestão, executada desde o ano passado, é a criação da Facilita, moeda social eletrônica destinada a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

São quase quatro mil famílias inscritas no programa, que recebem uma renda mensal da Prefeitura de Itabira, que só pode ser usada no comércio local. Outra ação que pode ser destacada é a elaboração de um Plano Estratégico, inédito na história do município, construído em parceria com a mineradora Vale, justamente visando a sustentabilidade e a diversificação no período pós-exaustão.