Meio Ambiente

São Gonçalo do Rio Abaixo/MG

TRABALHANDO JUNTO PELO MEIO AMBIENTE

“Iniciativas transformadoras dependem do empenho coletivo”. A frase dos servidores de São Gonçalo do Rio Abaixo resume um conceito fundamental das políticas públicas: a coordenação governamental. Dessa forma, uniram esforços e conquistaram resultados em prol do meio ambiente.

Qual o principal desafio das políticas de meio ambiente em São Gonçalo do Rio Abaixo?

O meio ambiente existe desde que o homem é homem. Por isso, tem desafios infinitos. No nosso município, não é diferente. O maior desafio é que precisamos de todas as pessoas para tudo dar certo. Isso, é claro, esbarra na educação, na conscientização quanto à preservação, quanto ao cuidado. Neste ano, a gente conseguiu resgatar uma disciplina, que estava fora da grade curricular, que é a educação ambiental. Nós acreditamos muito que, com a implementação dessa disciplina, a ideia da preservação vai se espalhar para todo município. Inclusive, já podemos dizer que estamos colhendo os frutos. Com dois meses da inserção da disciplina na grade curricular, sentimos a melhoria da coleta seletiva. São os frutos de um pequeno trabalho que a gente iniciou, mostrando que o trabalho sempre começa pela educação. Sabemos que tem muito por vir, mas o importante é a percepção que o trabalho se inicia com a educação.

Como funciona a coordenação de esforços com outras secretarias para uma iniciativa como essa?

Uma iniciativa como essa depende do empenho coletivo. Começou no prefeito, que não negou esforços, e passou pela Secretaria de Educação. Com essa articulação coletiva, conseguimos propor o conteúdo da disciplina. Além disso, estamos com um grande projeto nas escolas que é a coleta seletiva. Estamos começando pela rede municipal, mas depois vamos atingir a escola estadual.

Qual a importância da capacidade de trabalhar junto com outras pastas?

É interessante, porque temos alguns projetos que não estão diretamente ligados à Secretaria de Meio Ambiente, mas que tem tudo a ver com a conservação, preservação, qualidade de vida e bem estar. Um exemplo é o estudo hidrológico do rio, outros é o desassoreamento do Rio Santa Bárbara. Além desses estudos, fizemos há poucos dias, uma oficina de revitalização do centro histórico, o que aponta para a importância do resgate da história da cidade que tem relação com o meio ambiente.

Quais são os próximos projetos para o meio ambiente que estão no radar?

Estamos com outro projeto, que está apenas esperando a aprovação do plano diretor para ter as coordenadas. Trata do parcelamento de solo e do mapeamento das nascentes. Tão logo aprovem a parte legislativa, implementamos. A meta é preservar, pagando pelos serviços ambientais aos produtores.